dourovalley-1130x494-01.jpg

Marque estadia em Vila Real e visite a Região do Douro

Vila Real é uma cidade da Região Douro, reconhecida com património mundial pela UNESCO, que se estende entre a cidade do Porto e a fronteira leste de Portugal, onde a paisagem única do rio Douro e seus afluentes e as actividades em torno da produção de vinho do Porto e outros constituem as marcas mais distintivas.

O nosso Staff pode ajudar a criar programas para a família ou casais que estejam interessados em visitas a quintas, provas de vinhos, passeios de barco, reservas de restaurantes, etc.

Continue reading

panoias-1130x494.jpg

Mandado construir na transição do séc. II para o séc. III pelo senador romano Caius Calpurnius Rufinus, dedicado às divindades Infernais, encabeçadas por Serápis, e às divindades dos Lapiteas, grupo étnico indígena da região.

Continue reading

museu-vila-velha-1130x494.jpg

A visita à exposição Vila Velha - Novas Memórias inicia-se no Átrio do Museu. A janela que permite vislumbrar o cemitério de S. Dinis e parte da Vila Velha é o ponto de partida para uma história que começa a ser contada através de um videograma, projectado no Auditório do Museu. Aí, o visitante tem um primeiro contacto com a fundação medieval de Vila Real, bem como com os trabalhos arqueológicos realizados na Vila Velha. Após passar mais uma vez pela grande vitrina natural que é a janela do Átrio, o visitante entra na sala de exposições, organizada em duas áreas distintas mas complementares.

Continue reading

Palácio de Mateus

O Palácio, Casa ou Solar de Mateus é uma das obras mais significativas da arquitectura civil portuguesa do período barroco. Na realidade, e apesar das muitas questões de autoria que permanecem por esclarecer, neste sumptuoso solar podemos observar um dos modelos arquitectónicos de maior erudição, que tira partido de uma planta em U, dinamizada pelos pátios e escadarias. E não apenas pelos elementos decorativos da fachada, como acontece em grande parte dos imóveis desta época. Aqui encontramos todos os elementos da arquitectura barroca, nomeadamente a simetria, a axialidade, os frontões interrompidos, as balaustradas, as escadarias e os elevados pináculos.

Continue reading

sedevilareal-1130x494.jpg

A igreja de São Domingos, sede de um convento dessa ordem fundado por monges vimaranenses em tempo de D. João I (1421) e erigido a partir de 1424, constitui o melhor exemplo transmontano da arquitectura gótica. O plano aqui adoptado, despojado e funcional, composto por três naves de três tramos, transepto saliente e cabeceira de capela-mor única, testemunha a cronologia quatrocentista da obra, circunstância reforçada ainda por outros elementos decorativos, como as pilastras chanfradas, os capitéis de folhagem de tipo batalhino, ou a fachada com robustos contrafortes cingindo o portal, este de três arcos apontados, inscrito em gablete e sobrepujado por rosácea. 

Continue reading